quarta-feira, 27 de julho de 2011

E os oceanos viram gotas...

Ontem li uma notícia que me fez ficar pensando. Bem, resolvi compartilhar com vocês...
Dois astrônomos descobriram um reservatório de água 140 trilhões de vezes maior que a hidrosfera terreste. Este mega “oceano” espacial está localizado a “apenas” 12 bilhões de anos luz de distância.
Outra coisa me espanta além dos números exorbitantes, que são comuns na astronomia. As pessoas estão discutindo o que irá acontecer com essa água, se ela irá se condensar ou ser expelida deste quasar. Os analistas não se deram conta de que estão vendo este pedaço do universo como era a 12 bilhões de anos. Seja lá o que for, já aconteceu.
É tempo suficiente, inclusive, pra esta água se acumular sobre um planeta, como aconteceu aqui, e dar origem à vida. Ouvíamos há tempos atrás que era pouco provável que houvesse vida inteligente fora daqui por causa da falta de água. Bom, água dá pra ver que tem.
A discussão sobre vida extraterrestre é interminável. Se ela é inteligente então, nem se fala. Mas que 12 bilhões de anos é tempo suficiente para que a vida avance e se torne muito mais inteligente que a nossa, isso é indiscutível. Agora, me parece pouco provável que em um universo deste tamanho sejamos o único foco de vida. Soa como prepotente nos acharmos os donos de todo este espaço.
A discussão continua, mas parece que a cada dia a ciência está mais próxima de descobrir que não estamos sozinhos.

André Salles

Nenhum comentário:

Postar um comentário