segunda-feira, 25 de julho de 2011

Arriba Celeste!!!

Justiça feita na final da Copa América, a melhor seleção foi campeã.
O Uruguai provou que tem uma equipe forte e que luta até o fim. Depois de aparecer como surpresa nas semifinais da copa de 2010, a Celeste Olímpica mostrou que realmente está de volta para reviver os anos de glória. Bicampeã olímpica e mundial a seleção ficou 16 anos sem um título internacional e amargou o momento mais crítico de sua história esportiva.
Neste domingo, os guerreiros uruguaios recolocaram o país em destaque no cenário esportivo mundial. Com a conquista, o país passou a ser o maior vencedor da competição, com 15 títulos. Além do troféu, o Uruguai teve o melhor jogador da competição, Luis Suárez. Aliás, o grande craque da última copa do mundo também foi um uruguaio, Diego Forlán.
E, pode falar, deu gosto de ver a Celeste em campo nos últimos dias. A garra de seus jogadores, o espírito de luta e a dedicação ao time aliados à técnica e à tática foram inspiradores. Poderíamos mandar nossa seleção para ter umas aulas com os hermanos. A esquadra Uruguaia foi a antítese da brasileira, mostrou tudo o que esperávamos que a nossa mostrasse.
A queda brasileira nas quartas foi uma decepção. Até jogou bem aquele jogo, mas tinha mostrado um futebol errante nas partidas anteriores. E o que falar dos pênatlis??? O que foi aquilo??? quatro cobranças e nenhum gol. Não há gramado que justifique isso. Como tantos jogadores de alto nível podem errar assim? Nervosismo? Falta de treino? Não sei. Agora, ficou claro que este elenco não demonstrou disposição e garra suficientes para carregar o uniforme canarinho.
Há de se mencionar duas agradáveis surpresas desta Copa América...
A primeira foi o desempenho de seleções de pouca tradição como o Peru e a Venezuela. Jogaram um futebol bonito e mereceram o terceiro e o quarto lugar. A segunda foi o goleiro paraguaio Justo Villar, fez uma competição impecável e foi um dos grandes responsáveis pelo vice-campeonato de sua seleção.
Não há como negar, o Uruguai é a grande potência do futebol sulamericano atual. Dá gosto de ver a Celeste voltando a Fazer história.

André Salles

Nenhum comentário:

Postar um comentário