quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Jornalismo e sociedade


Caros amigos desculpem a ausência nos últimos dias, mas foi impossível escrever aqui durante a Intercom. Gostei muito de Pernambuco, uma terra bonita, o povo muito simpático, foi muito legal. O congresso então, nem dá pra descrever. Os grandes nomes da comunicação presentes no mesmo espaço, discutindo a importância e os rumos da nossa área.
Fiquei muito feliz por poder discutir com dois amigos sobre a importância social do jornalismo. No mundo de hoje, cheio de manipulações e interesses, é difícil ver pessoas pensando sobre formas de conscientizar e ajudar o povo. Às vezes somos tomados pelos factuais e não percebemos que nossa função na sociedade é muito mais do que relatar eventos.
O jornalista tem que voltar a pensar no bem comum. Somos os responsáveis por difundir a verdade e esmiuçar as entrelinhas dos fatos. Não nos basta relatar, devemos interpretar o que acontece no mundo. Só assim, poderemos formar uma nação livre, onde o povo não se deixa manipular.
Foi maravilhoso poder conhecer o Prof. Chaparro.  Que cabeça! Um grande jornalista e pensador. Conversar com ele sobre a pragmática do jornalismo e o blog “O xis da questão” foi um privilégio. Outra coisa fantástica foi ter a oportunidade de falar com a Cicília Peruzzo, grande nome da comunicação comunitária.
Enfim, valeu a pena ir à Recife. Voltei com mais consciência e vontade de fazer um jornalismo relevante para a sociedade.

André Salles