sexta-feira, 2 de setembro de 2011

"O congresso continua a serviço de vocês"


Amigos leitores, não estranhem que nos próximos dias haverão poucos posts. Eu vou pra Recife amanhã participar de um congresso de comunicação, por isso estarei um pouco distante do blog. Tentarei trazer novidades direto de lá, se não for possível, depois do feriado tudo volta ao normal. Mas vamos ao tema...
Eu fico deprimido toda vez que vejo o quanto o Brasil é tolerante com a corrupção. Nesta terra, não há qualquer respeito com o cidadão de bem, a impunidade está entranhada em todos os níveis da sociedade. “São 300 picaretas com anel de doutor”, já faz mais de 15 anos que Herbert Vianna compôs está frase e até hoje o congresso nacional continua o mesmo.
Nesta terça-feira, a câmara decidiu não caçar o mandato da Deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF), flagrada em vídeo recebendo ao menos R$50 mil no escândalo conhecido como mensalão do DEM. Os deputados entenderam que ela não poderia perder o mandato porque isso aconteceu em 2006, antes dela se tornar deputada federal.
É grave o corporativismo nas casas legislativas do Brasil. Os homens eleitos para defender nossos interesses só agem em causa própria. Permitir que uma mulher filmada recebendo dinheiro das mãos de um secretário continue legislando este país é inadmissível. Infelizmente, o congresso nacional é uma casa manchada pela vergonha. Os escândalos se sucedem e nós, o povo, continuamos de braços cruzados assistindo nossa nação ser lesada publicamente.
A reforma política brasileira é urgente. É hora de acabar com o voto secreto. Aposto que os deputados que foram coniventes com os atos de Jaqueline pensariam duas vezes antes de absolvê-la. Além dos mais, isto é questão para o judiciário, este é o poder responsável por julgamentos.
Outro absurdo que acontece na esfera máxima do legislativo nacional é a votação dos próprios salários. Como assim? Como pode um cidadão decidir o quanto vai ganhar? É facilidade demais para se dar bem nas costas do povo. Por isso nossas casas políticas são tão desprestigiadas, porque nossos parlamentares concedem mais de 60% de aumento para eles mesmos.
Além do mais, ainda existe a temeridade da imunidade parlamentar. Exercer cargo público deveria ser agravante para qualquer crime e não deixar o criminoso impune. Não dá mais né, já passou da hora de exercemos nossa força e exigir uma nação descente.
Minha grande questão hoje em dia é a seguinte: Até quando continuaremos fazendo papel de palhaço no picadeiro nacional?

André Salles

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Terra Dourada!


Começo o post de hoje pedindo desculpas. Sei que vários leitores do blog não gostam muito de artigos esportivos, mas não deu pra evitar. Hoje cedo a brasileira Fabiana Murer se tornou campeã mundial do salto com vara em Daegu, Coréia do Sul. Foi a primeira medalha de ouro feminina do nosso país na história dos mundiais de atletismo.
Particularmente eu fico feliz demais de ver nossos atletas brilhando no exterior. O incentivo é pequeno, mas nos sobram talentos. Em 2009 Fabiana já tinha vencido o mundial Indoor em Doha, no Qatar. Murer foi vítima de uma das maiores vergonhas da história dos jogos olímpicos. Em Pequim (2008), algumas de suas varas sumiram e ela não pode competir em pé de igualdade com Isinbayeva e Cia.
Por todas as dificuldades, por toda a luta, pelo título... Parabéns Fabiana! Nos enche de alegria ver a bandeira nacional no ponto mais alto do pódio. Hoje, o Brasil inteiro está orgulhoso de você.
Outro fato que não poderia deixar de comentar foi a estreia de Bruno Senna pela equipe Renault Lótus na fórmula 1. No sábado o brasileiro teve grande atuação e se classificou em sétimo, a frente do companheiro de equipe Vitaly Petrov. No domingo, um erro no início da prova prejudicou sua corrida, terminando em 13º.
A inexperiência pesou, a falta de treinos e o tempo longe das pistas foram cruciais. De qualquer forma, Bruninho mostrou que tem talento e que pode representar bem o Brasil na categoria máxima do automobilismo. Sonhar que repita os feitos do tio é ilusão, mas que ver aquele capacete em um carro preto e dourado dá arrepios, isso dá.
Fica nossa torcida para que Fabiana continue seu sucesso e que Senna atinja seus sonhos na Fórmula 1. Se depender de nossa torcida, ainda ouviremos o hino nacional muitas vezes pelos quatro cantos do mundo.

André Salles

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Chegamos à metade


Enfim chegamos à metade do campeonato brasileiro. Nos últimos jogos, os times da ponta começaram a tropeçar e ficamos com aquela sensação de que nenhum deles quer assumir a liderança. Após 19 rodadas, o campeonato está muito embolado na briga pelo título, pela Sulamericana e contra o rebaixamento. Vejamos as perspectivas:

Disputa pela título
No topo da tabela 5 pontos separam os 6 primeiros colocados. O Corinthians ainda lidera apesar de andar derrapando e ter perdido o clássico com o Palmeiras. Segundo colocado, o Flamengo perdeu um pouco da força e sofre com problemas físicos. São Paulo e Vasco seguem em boa fase apesar de não conseguirem embalar e assumir a liderança. Melhor dentre os líderes nas últimas rodadas, o Botafogo se aproximou e pode até assumir a liderança na quarta-feira. Já o Verdão, que não vencia a 5 jogos, ganhou o clássico contra o Timão e promete engrenar.
Na minha opinião, o título não escapa desta turma, e dificilmente uma vaga na libertadores fica com qualquer outro time.

Na meiuca
2 Pontos separam o 7º e o 13º colocados. Destes, acho que apenas Cruzeiro e Internacional podem lutar por uma vaga na Libertadores, os demais vão apenas brigar pela Sulamericana. Na minha opinião, dentre estes 7, os que correm risco de ficar de fora do segundo torneio mais importante das Américas são Ceará e Atlético-GO.
Santos (14º com 22pts) e Grêmio (15º com 21pts) tem um jogo a menos. O Peixe tem poucas ambições na competição porque o título ficou distante e a vaga na libertadores já está assegurada. O Tricolor Gaúcho anda patinando, mas deve brigar por uma vaga na Sulamericana.

Contra a degola
No fim da tabela, 5 times lutam para não cair. É pouco provável que os 4 rebaixados não estejam neste grupo. Apesar de ser o penúltimo, aposto no Atlético-MG se salvando. Se não houver nenhuma recuperação fabulosa, Bahia, Atlético-PR, Avaí e América-Mg jogam a segundona no ano que vem.

Vale nota
Depois de 19 rodadas alguns fatos merecem ser lembrados. Pelo Mengão, Ronaldinho Gaúcho fez o que poucos esperavam, está jogando muito, sendo decisivo e mereceu a convocação para a seleção. Juninho Pernambucano e Felipe também vem tendo grande atuações pelo Vasco. Leandro Damião, Neymar, Lucas e Elkeson vem fazendo chover e desequilibrando para seus times. O jogo entre Santos e Flamengo pela 12ª rodada teve 9 gols e dificilmente haverá uma partida melhor em 2011.
Os destaques negativos são: O Peixe, que não engrena e está distante do título; Jóbson, mais uma vez o atacante teve problemas com um clube e foi dispensado do Bahia; e o Atlético-MG que faz uma campanha pífia e corre sério risco de rebaixamento.
Outro fato que não pode ser esquecido é o AVE (Acidente vascular encefálico) hemorrágico que o técnico do Vasco, Ricardo Gomes, sofreu no clássico contra o Flamengo. Ricardo segue internado e respirando com ajuda de aparelhos. Independente do clube de coração, todos os fãs de futebol seguem na torcida para que o técnico melhore não fique com nenhuma sequela.
Ficamos na espera e aguardando por melhores notícias vindas do hospital Pasteur, no Rio.

André Salles