segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Chegamos à metade


Enfim chegamos à metade do campeonato brasileiro. Nos últimos jogos, os times da ponta começaram a tropeçar e ficamos com aquela sensação de que nenhum deles quer assumir a liderança. Após 19 rodadas, o campeonato está muito embolado na briga pelo título, pela Sulamericana e contra o rebaixamento. Vejamos as perspectivas:

Disputa pela título
No topo da tabela 5 pontos separam os 6 primeiros colocados. O Corinthians ainda lidera apesar de andar derrapando e ter perdido o clássico com o Palmeiras. Segundo colocado, o Flamengo perdeu um pouco da força e sofre com problemas físicos. São Paulo e Vasco seguem em boa fase apesar de não conseguirem embalar e assumir a liderança. Melhor dentre os líderes nas últimas rodadas, o Botafogo se aproximou e pode até assumir a liderança na quarta-feira. Já o Verdão, que não vencia a 5 jogos, ganhou o clássico contra o Timão e promete engrenar.
Na minha opinião, o título não escapa desta turma, e dificilmente uma vaga na libertadores fica com qualquer outro time.

Na meiuca
2 Pontos separam o 7º e o 13º colocados. Destes, acho que apenas Cruzeiro e Internacional podem lutar por uma vaga na Libertadores, os demais vão apenas brigar pela Sulamericana. Na minha opinião, dentre estes 7, os que correm risco de ficar de fora do segundo torneio mais importante das Américas são Ceará e Atlético-GO.
Santos (14º com 22pts) e Grêmio (15º com 21pts) tem um jogo a menos. O Peixe tem poucas ambições na competição porque o título ficou distante e a vaga na libertadores já está assegurada. O Tricolor Gaúcho anda patinando, mas deve brigar por uma vaga na Sulamericana.

Contra a degola
No fim da tabela, 5 times lutam para não cair. É pouco provável que os 4 rebaixados não estejam neste grupo. Apesar de ser o penúltimo, aposto no Atlético-MG se salvando. Se não houver nenhuma recuperação fabulosa, Bahia, Atlético-PR, Avaí e América-Mg jogam a segundona no ano que vem.

Vale nota
Depois de 19 rodadas alguns fatos merecem ser lembrados. Pelo Mengão, Ronaldinho Gaúcho fez o que poucos esperavam, está jogando muito, sendo decisivo e mereceu a convocação para a seleção. Juninho Pernambucano e Felipe também vem tendo grande atuações pelo Vasco. Leandro Damião, Neymar, Lucas e Elkeson vem fazendo chover e desequilibrando para seus times. O jogo entre Santos e Flamengo pela 12ª rodada teve 9 gols e dificilmente haverá uma partida melhor em 2011.
Os destaques negativos são: O Peixe, que não engrena e está distante do título; Jóbson, mais uma vez o atacante teve problemas com um clube e foi dispensado do Bahia; e o Atlético-MG que faz uma campanha pífia e corre sério risco de rebaixamento.
Outro fato que não pode ser esquecido é o AVE (Acidente vascular encefálico) hemorrágico que o técnico do Vasco, Ricardo Gomes, sofreu no clássico contra o Flamengo. Ricardo segue internado e respirando com ajuda de aparelhos. Independente do clube de coração, todos os fãs de futebol seguem na torcida para que o técnico melhore não fique com nenhuma sequela.
Ficamos na espera e aguardando por melhores notícias vindas do hospital Pasteur, no Rio.

André Salles

3 comentários:

  1. Enquanto isso, Ricardo Teixeira continua aumentando seu patrimônio pessoal com essa história de campeonato brasileiro. Só em 2008, ele "roubou" 9 milhões do Distrito Federal, que pagou a CBF esse valor. Ricardo Teixeira está milionário com futebol, e os outros esportes vivendo na míngua. Os grandes atletas do karatê não conseguem ficar ricos, mesmo sendo campeões mundiais. Para quem não sabe, o carmense Paulo Marcos já foi 4 vezes campeão brasileiro, e ninguém solta fogos na rua por ele. Ninguém sabe disso e ninguém quer saber!

    Já quando o Flamendo ganha, é uma grande festa na praça da cidade, com carreatas e fogos. Os jogadores dos times do Campeonato Brasileiro nem conhecem Carmo, e nunca irão pisar em nossa terra. E os otários torcedores fazendo algazarra para eles nas vitórias. Porque ninguém faz festa para Ronnie Maciel? Para Egberto Gismonti? A peça "Os Saltimbancos" apareceu muitas vezes na mídia, divulgando o nome de nossa cidade. Mas ninguém soltou fogos para eles, somente soltam para as vitórias de Vasco e Flamengo.

    Que povo alienado!

    Pobre povo carmense!

    ResponderExcluir
  2. É Andre, o campeonato está mesmo emocionante, mesmo com tanta polêmica fora dos campos, continuamos seguindo e torcendo.

    ResponderExcluir
  3. Luciano,

    Já imaginou uma torcida organizada torcendo pelo badminton... Não rola.

    Isso não é alienação, é cultural.

    O país torce por aquilo que é mais forte e afirma sua nacionalidade.

    Os EUA no basquete, a romênia na ginástica, o Brasil no futebol...

    ResponderExcluir