sexta-feira, 26 de agosto de 2011

O futuro nebuloso das nossas crianças


Particularmente, eu ando muito preocupado com a situação educacional do Brasil. Comprovando meus medos, ontem foi divulgado o resultado da prova ABC (Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização). Simplesmente 57,2% dos alunos do 3º ano – antiga 2ª série – não conseguem calcular o troco em uma compra. É preocupante também a falta de capacidade de compreensão da leitura. Apenas 56,1% dos alunos da mesma idade entende o que está lendo em um texto.
Meu Deus, onde andam as pessoas que deveriam zelar pelo futuro de nossas crianças? O que estão fazendo os responsáveis pela educação do Brasil?
Chegamos, literalmente, ao fundo do poço. Daqui a 10 anos seremos uma nação de analfabetos. Desde meus tempos de escola se instaurou a política de não reprovação. Obviamente, este passo colocou os índices de aprovação nos melhores patamares, mas esta medida é uma temeridade. Hoje, estamos colhendo os frutos de normas que maquiaram a realidade do nosso ensino.
De uns tempos pra cá, as escolas ficaram engessadas em seus conteúdos programáticos e, o que já era chato na minha época, hoje ficou insuportável. Não existe estímulo para os alunos, ninguém está interessado em estudar porque os professores dão as mesmas aulas de 50 anos atrás. O mundo mudou e o nosso sistema educacional parou no tempo. As novidades que vieram nos últimos anos foram medidas atrapalhadas que só aceleraram a degradação do nosso ensino.
Já passou da hora de haver uma reforma educacional no Brasil. Não podemos mais admitir que pessoas se formem sem o mínimo conhecimento escolar. Se querem realmente fazer desta nação um país de 1º mundo, é preciso olhar com mais carinho para nossas questões básicas. Educação e saúde são os patamares de uma sociedade saudável.
Não há mais tempo para promessas, nossas crianças precisam de uma boa educação agora. Afinal, elas são o futuro!

André Salles

Um comentário:

  1. Eu percebo algo particular na educação brasileira. Quando estou sentado no Ateliê, pintando, fico ouvindo os jovens conversando nas mesas. São estudantes do Varella, CEPAD E CIEP, e nunca falam sobre o que estudam na sala de aula. Tudo que o professor passa na sala de aula não é transferido para as conversas entre os jovens. Eles conversam sobre a balada, sobre namoro, sexo, carros, futebol, mas nunca sobre filosofia, astronomia, sociologia ou gramática.

    Parece que esses assuntos são proibidos de serem conversados na mesa de bar. Esses temas ficam aprisionados na sala de aula, e só servem para ter notas no final do ano, nada mais. Quem fala nesses assuntos fora da sala de aula é chamado de maluco. São assuntos somente para passar em concursos públicos, mas proibidos de serem conversados na mesa do bar. Porquê?

    Porque nossa escola é um fracasso total! Nossa escola não consegue estimular os alunos, para realmente valorizarem o conhecimento. Os alunos não conseguem perceber que os saberes da sala de aula fazem parte da vida, de segundo a segundo. Eu e meus amigos sempre conversávamos sobre idéias em qualquer lugar, mas os jovens de hoje esquecem as idéias na sala de aula, deixam o conhecimento preso dentro dos muros escolares.

    A escola precisa de uma mudança muito urgente, senão vamos formar uma geração sem nenhuma criatividade, onde os jovens nem sabem porque existem. São jovens manipulados pela propaganda da mídia, e acham que livros pertencem somente a escola. Esses jovens só desejam um empreguinho público para repetir as mesmas ações o dia todo,sem inventividade, ganhando um salarinho.

    Eu sou o único pintor realista de Carmo há 20 anos, e tenho certeza que não vai aparecer mais ninguém! Todos querem tudo mastigado da Internet, e nao querem nenhum esforço para nada! Essa nova geração carmense quer mais que a arte se exploda! Eles querem é se encher de álcool, maconha, pó e sexo ocasional.

    Uma geração perdida!!!

    ResponderExcluir