quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O poder da mulher brasileira


Quem diria meus amigos, a revolucionária perseguida, presa e torturada algumas décadas atrás foi considerada pela revista Forbes nesta quarta-feira a terceira mulher mais poderosa do mundo. Tida como guerrilheira durante os anos 70, Dilma Vana Roussef comanda, hoje, a 7ª economia do planeta.
Independente de ser contra ou a favor do governo, fico feliz de ver uma mulher no cargo mais alto de uma nação com essência tão machista. As eleições do ano passado coroaram este avanço do nosso povo. Pela primeira vez nos deixamos governar pelo sexo feminino.
Hoje, quando ouvi a divulgação do ranking das mulheres mais poderosas, fiquei satisfeito por ver o nosso país tão bem colocado no cenário mundial. Assistindo a uma palestra na internet do Dr. Mario Sérgio Cortella, descobri que o 1º dia deste ano foi simbólico para o Brasil. Pela primeira vez nos mais de 500 anos de nossa história conseguimos empossar consecutivamente 3 presidentes eleitos democraticamente. Isso, sim, é uma vitória.
Penso que independentemente das escolhas que um povo faça, ter o direito de decidir é sempre a melhor opção. Sendo essencialmente a favor da democracia, fiquei feliz demais de passarmos mais uma vez por um processo democrático sem nenhuma ameaça à liberdade. Cada vez mais nos afirmamos como uma nação sólida e que respeita os direitos civis da população.
Talvez poucos se lembrem do fato que mais me marcou na posse da nova presidente do Brasil. O momento que a Dilma passa em revista as tropas e se torna “comandante-em-chefe” das forças armadas foi emblemático pra mim. A mulher tão duramente maltratada pela ditadura se tornava chefe suprema dos militares. A quebra de protocolo e o beijo na bandeira nacional me fizeram chorar. Naquele momento, nos lembrávamos que a democracia venceu a opressão.
Daqui a 3 anos voltaremos às urnas para escolher um novo presidente. Até lá, precisamos esquecer em quem votamos e torcer para que a nossa governante faça um bom trabalho, afinal, agora ela é a presidente de todos os brasileiros. Democracia é, acima de tudo, querer o melhor para a nossa pátria.
Viva o país do futuro!

André Salles

Nenhum comentário:

Postar um comentário