sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Vamos cuidar dos Lençóis


Ultimamente tem se falado muito sobre preservação ambiental, consciência ecológica e afins. Nosso país ainda tem muitas áreas a serem protegidas, como a floresta amazônica, o resquício ainda existente da imensa mata atlântica e o aquífero Guarani. Infelizmente, a realidade das riquezas naturais brasileiras é preocupante.
É fácil para os homens que comandam a nação pregar a defesa do ecossistema nacional, o difícil é tirar as suas mansões do parque nacional dos lençóis maranhenses – uma área de preservação permanente. Muitos imóveis irregulares foram denunciados entre 2005 e 2006 e até hoje os processos se arrastam na justiça.
Várias figuras públicas – suplentes de senador, empresários, juízes e desembargadores – estão entre os proprietários das construções. As mansões e pousadas irregulares causaram vários prejuízos ao meio ambiente. O pior deles foi o recuo da margem do rio Preguiça e a devastação de sua mata ciliar.
Eu gostaria de entender o que pensa uma pessoa que ataca o meio ambiente desta maneira. Já passou da hora do ser humano compreender que precisa utilizar os recursos naturais conscientemente. A natureza não vai estar sempre aí se não cuidarmos dela. Não podemos sobreviver sozinhos. A vida na Terra é uma cadeia, se ruir uma de suas partes, toda a biosfera do planeta sucumbirá.
É difícil fazer as pessoas entenderem que não basta falar de consciência ecológica, tem que agir. Não há dinheiro neste mundo que faça uma espécie extinta ressurgir. Assim, quando não houver mais plantas e animais para nos alimentar, qualquer riqueza será vã. Quando o gás carbônico não for mais filtrado pelas florestas, os mais abastados e os mais miseráveis morrerão juntos.
Se não nos preocuparmos agora com o futuro da vida na Terra, podemos parar de planejar as próximas gerações, porque elas não chegarão.

André Salles

2 comentários:

  1. André, André, escreva o mais rápido possível num jornal da banca. O Tribuna Serrana tem um texto péssimo, beirando o ridículo e ganha rios de dinheiro da prefeitura. Já nós escrevemos textos bem melhores de graça! Escrever somente na net não dá dinheiro nem reconhecimento. André, monte uma equipe para falar de tudo que ocorre em Carmo, para colocar o Tribuna Serrana no bolso!

    ResponderExcluir
  2. caro amigo !
    O jogo de interesse asola nosso povo , como vc mesmo colocou sao juizes, politicos , enfim gente que tem dinheiro pra comprar nossos representantes e instituiçoes. sei que é preocupante mas nao sei se temos soluçao pra esse problema é complicado , ja dizia o poeta "que país é esse"...

    ResponderExcluir