terça-feira, 16 de agosto de 2011

Você pode ser um criminoso

Será que este rapazinho será considerado um infrator?

Caros leitores, às vezes vejo algumas notícias que parecem saídas de um filme hollywoodiano. Eu fico tão impressionado com alguns fatos que acontecem no Brasil que não posso deixar de compartilhar com vocês.
Na semana passada, um rapaz de 18 anos foi preso em Apucarana, interior do Paraná, por ter beijado uma menina de 12. O “incidente” aconteceu em uma praça da cidade. Uma mulher que passava pelo local viu a cena e chamou a polícia. O jovem foi preso em flagrante, acusado de “estupro de vulnerável”.
Eu descobri que não sei distinguir o que é um crime ou não. A nova lei do estupro é uma coisa surreal. Compreendo que uma menina de 12 anos não é capaz de avaliar se deve ou não manter uma relação sexual. Agora, um beijo é um passo muito anterior a isto. Não dá pra pensar que uma moça entrando na adolescência não possa decidir quem deve paquerar.
Eu fico imaginando se saírem por aí prendendo todos os caras que beijam meninas de 12, 13, 14 anos... Daqui a pouco nossas ruas estarão sem jovens. E o pior, os rapazes passarão a pedir para ver os documentos de identidade das moças. A nova lei passa do limite de proteger à população e chega a ser moralista.
Felizmente, o Juiz de Apucarana foi sensato e mandou soltar o rapaz. Na opinião do magistrado não houve qualquer dano físico ou moral à moça. Pelo menos alguém teve bom senso neste caso.
A legislação vigente sobre o estupro já começa a ser criticada pelos juristas. Obviamente uma lei não pode abrir brechas para situações como esta. Se o juiz não fosse prudente, o rapaz poderia ser condenado a 8 anos de prisão. Tudo por causa de um beijo.
É hora de nos preocuparmos menos com os romances da juventude e olharmos com mais atenção as decisões dos senhores que comandam a nação.

André Salles

6 comentários:

  1. rsrsrs...Não concordo plenamente com a lei, mas tbm não sou contra ela. Porque temos que concordar que nossos jovens estão dispertando mto mais cedo para a sexualidade. Nossas crianças já não cantam cirandas, muito menos querem brincar de pique, coisas normais de qualquer criança de 12 a 14 anos a 20 anos atrás. Como mãe, mesmo estando no séc. XXI não quero ver minha filha aos 12 anos de beijinhos por ai, espero que ela se dedique aos estudos e pense no seu futuro, pois atualmente, tá complicado criar filhos num país tão sexualista.
    Essa é a minha opinião. bjos!

    ResponderExcluir
  2. Eu penso o seguinte, ninguém quer ver uma menina de 12 anos beijando por aí. Mas acho que isso é uma coisa de conversa dentro de casa, porque com essa idade a menina já tem discernimento pra saber o que é certo. Não acho que de pra considerar o cara criminoso por isto. Essa é a minha opinião. Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Bom, não podemos querer, hoje, que nossas crianças façam o que as crianças faziam a décadas atrás, pois os tempos são outros, a realidade é outra. A ciranda foi substituída pelas redes sociais e isso não precisa ser visto necessariamente como uma coisa ruim, afinal, eu também não dancei ciranda e nem rodei pião. Há de se convir que os adultos de hoje também não são como os adultos de 20 ou 30 anos atrás, logo, é preciso reconhecer que irrefutavelmente os tempos mudam, algumas coisas pra melhor e outras pra pior. Porém, na minha opinião é preciso sim ser muito cuidadoso com essa aceleração da liberdade sexual, ou mesmo banalização do sexo, ou ainda, inconsequência juvenil. Também não acho que a inconsequência e a irresponsabilidade sejam características peculiares dos adolescentes, muitas vezes os mais velhos são mais irresponsáveis que os mais novos, mas não é essa a questão.
    Acho delicado abordarmos de forma leviana um caso ou outro que aconteceu com um conhecido de uma amiga de um amigo. Fácil mesmo é analisar a situação de uma forma geral, pois é, acho fácil demais. Agora, é preciso pensar nessa situação dentro da nossa família, com uma irmã ou mesmo uma filha. Acredito que as nossas jovens de 30 anos não tenham discernimento suficiente para uma série de decisões simples e reversíveis da vida, eu mesmo não tenho, imaginemos então uma adolescente de 16 ou 12 com toda a auto-confiança do mundo, exitada, diante de uma decisão irreversível que pode trazer consequências grandiosas para o resto de sua vida.
    Todos nós cometemos muitos erros, independente da nossa idade, mas acho que a situação de uma criança deve ser avaliada de forma muito criteriosa. Concordo que do beijo ao sexo exista um longo caminho e que uma coisa nem sempre leva a outra, entretanto nos dias de hoje o ideal é não arriscar. Estamos testemunhando dias de barbárie na nossa sociedade e não dá pra agirmos hoje com nossos filhos como poderíamos agir a 20 anos atrás. Nossas crianças são muito preciosas para arriscarmos. Eu sei que falando assim parece paranoia e talvez seja, mas os telejornais todos os dias nos dão motivos tristes para alimentar essa paranoia, todo esse medo tem fundamento.
    Essa é minha sincera e muito preocupada opinião.

    Parabéns pelo blog André, é bom poder compartilhar ideias com pessoas tão interessadas em assuntos tão sérios. Acredito que esses assuntos precisam ser abordados.
    Parabéns !

    ResponderExcluir
  4. Eu me lembro de uma época em que as crianças nasciam e demoravam uns 7 dias para abrir os olhos...
    Com 15 anos de idade eu ainda brincava de bonecas e não tinha permissão para sair sozinha.

    Creio que o cuidado e a influencia na vida das crianças de hoje tem que partir de dentro de casa, embora os valores estejam invertidos e
    corrompidos.

    Claro que um beijo não é estupro, o caso é,
    o que a jovem estava fazendo sem os pais na praça?
    Crianças devem ser tratadas como crianças.

    * Ceto dia vi na fila do banco do Brasil uma
    jovem de aparentemente 10 anos, retirar de sua pequena bolsa de criança um bolo de dinheiro
    devia ter uns R$ 5000,00 ou mais, para fazer um depósito.
    Não é errado uma criança ser responsável, más há oportunidades que pessoas mal intencionadas não devem receber.
    A familia deve estar atenta a esses detalhes.

    ResponderExcluir
  5. Meus amigos, primeiro é que fico muito feliz de podermos discutir um tema tão relevante. Eu concordo que a sexualidade de nossas crianças é algo extremamente preocupante, mas me preocupo também com a criminalização disto. Como a Alê colocou, pra mim a questão é onde estavam os pais desta menina. Porque fico imaginando agora se todo mundo que beijar uma menina será considerado criminoso. De novo, volto a falar, Acho que se tivesse sido uma relação sexual, o rapaz teria que ser punido. Agora, o cara se tornar criminoso por causa de um beijo. E o pior, se o cara realmente for preso e condenado, provavelmente saíra de lá um bandido de verdade e não apenas um beijador de meninas...

    ResponderExcluir
  6. Muito bom! Sua opinião é completamente correta em relação a esse contexto que o Brasil está enfrentando. Espero que as autoridades mudem seu conceito 'fajuto'de criar e aplicar leis intoleráveis...
    Abraço.

    ResponderExcluir