terça-feira, 16 de agosto de 2011

O imbatível Novak


Sei que este tema não agrada muito à maioria dos leitores e que poucos acompanham este esporte, mas as incríveis marcas de Novak Djokovic em 2011 merecem ser comentadas. Neste domingo, o sérvio chegou ao nono título em dez competições e a 53 vitórias e apenas uma derrota na temporada.
O Masters 1000 do Canadá, disputado em Montreal, foi o sexto torneio deste porte no ano, o quinto vencido por Djokovic. O único que teve outro campeão foi o de Monte Carlo, e por um simples motivo: O sérvio não participou da disputa. Nenhum tenista havia vencido mais de 4 masters 1000 em apenas uma temporada. As 5 conquistas de Novak fazem parte de um ano brilhante, cheio de recordes, digno dos gênios do esporte.
Em uma era dominada por dois mestres como Roger Federer – considerado pela crítica o melhor tenista de todos os tempos e dono de 16 títulos de Grand Slam – e Rafael Nadal – hexacampeão de Roland Garros e 10 conquistas de Grand Slam – os números do sérvio se tornam ainda mais impressionantes. A única derrota da temporada veio na semifinal de Roland Garros, contra um Federer inspiradíssimo. O retrospecto contra Nadal é espetacular: 5 vitórias e nenhum revés, todas em finais. São as marcas impressionantes do novo número 1 do mundo.
Em Montreal, Novak foi impecável, um título merecidíssimo. Os outros concorrentes foram caindo pelo caminho e o sérvio fez a final contra o atual sétimo do ranking, Mardy Fish. Apesar de não ter conseguido liquidar em dois sets, devido à pressão de jogar como número 1 pela primeira vez, o título não poderia ter ido pra outras mãos.
Agora chegamos ao Masters 1000 de Cincinnati, a última preparação para o Us Open. Alguém tem coragem de apostar em outro campeão?

André Salles

Nenhum comentário:

Postar um comentário