sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Orgulho do preconceito


Caros leitores, não sei se estão sabendo da nova lei aprovada pela câmara municipal de São Paulo. O vereador Carlos Apolinário (DEM) propôs o dia do orgulho heterossexual. Agora eu te pergunto. Por que um político está preocupado com isso? Por que não perde seu tempo fazendo leis que realmente mudem a sociedade?
Eu posso compreender que se estabeleça o dia do orgulho gay, dia da consciência negra, dia do índio etc. Afinal, estes grupos sempre foram discriminados e ainda existe a necessidade de afirmação. Esses movimentos sempre tentaram marcar seu espaço como iguais, o que é um direito legítimo. No entanto, dia do orgulho hétero é um pretexto para se colocar numa situação de superioridade. Me parece um preconceito velado.
Daqui a pouco vamos ter dia do orgulho católico, protestante, muçulmano. Da mesma forma que a opção sexual, religião também permite diversidade. E ter uma posição pessoal é motivo de orgulho?
Cada vez mais as pessoas fazem questão de se isolar, ao invés de se juntar. Essas manifestações separatistas, só geram mais preconceito. Cada vez mais estamos divididos em tribos. Opção sexual, religião, política e futebol se tornaram motivo para as pessoas se separarem. Neste ritmo, seremos vários exércitos de um homem só.
Essa lei, por si só, já é um absurdo. A parte isso, seu texto propõe que se conscientize e estimule a população a resguardar a moral e os bons costumes. Sinceramente, pra mim isso passou dos limites. Nas entrelinhas está posto que essas características são apenas dos heterossexuais. Triste concepção de vida. Algumas das pessoas mais íntegras que conheço são gays. É surpreendente que uma câmara aprove um projeto tão discriminatório.
Fica aqui meu apelo para que o prefeito Gilberto Kassab vete esta lei que só estimula a intolerância e o preconceito.

André Salles

6 comentários:

  1. Se continuar assim, daqui a pouco vão faltar dias o suficiente para inúmeras outras datas de um orgulho qualquer. O pior é que aquela velha trilogia da Revolução Francesa (liberdade, igualdade e fraternidade) só mesmo na teoria. Bem lembrado André, seremos mesmo vários exércitos de um homem só. Mário de Andrade, através de macunaíma, que o diga: "cada um por si e Deus contra todos."

    ResponderExcluir
  2. Complicado, tanta coisa de maior relevância e temos alguns políticos preocupados com orgulho Hétero..."Ô, salvaram a humanidade" no Brasil tudo é festa, continue assim Andre, belo texto.

    ResponderExcluir
  3. Porque a Câmara de Carmo sancionou uma lei para dar verba para evento aos evangélicos? E os umbandistas? E os testemunhas de Jeová? E os kardecistas? Será porque existem alguns "vereadores evangélicos", que legislam em causa própria? Pelo que eu soube há algum tempo, essa verba girava em torno de 50 mil reais! Não sei se mudou os valores. Mas quem ganha realmente são os cantores gospel que vem ao Carmo no show. Eles pegam boa parte dessa subvenção da prefeitura. E os músicos da cidade? E os projetos para ensinar diferentes modalidades musicais aos jovens da cidade? Só para exemplificar, nunca tivemos na cidade um curso de violino!

    Enquanto houver vereadores evangélicos, sempre os cantores gospel fora da cidade vão faturar muito!!! Enquanto um certo vereador clama aos céus no dia da Bíblia, com as mãos para o alto, esquece tudo quando sai do culto. E cria diversas leis para prejudicar diversos grupos em Carmo. Ele criou uma lei para impedir que outras pessoas abram espaços de artes marciais, mas aí é outra história...

    ResponderExcluir
  4. Voltando ao assunto, essa grande subvenção de 50 mil reais daria para patrocinar cursos de música o ano todo, e não apenas 2 dias de evento evangélico. Iria beneficiar todas as pessoas, de todos os credos e religiões, e "não apenas uma determinada religião". Temos que usar os recursos públicos em nome de toda comunidade, e não para certos grupos segregados. Com essa verba daria para criar cursos de violino, harpa, violão, piano, etc. Daria até para montar uma orquestra em Carmo. Isso durante o ano todo! Enquanto as verbas continuarem sendo manipuladas por "vereadores evangélicos", o restante da população vai continuar abandonada, sem aprender nada de novo. Quem vai continuar lucrando mesmo são os cantores evangélicos das grandes capitais, que levam todo nosso recurso público!!! Isso é um absurdo!!! Isso tem que ser escrito em um jornal para ficar na banca, um jornal que precisa ser criado em Carmo!

    ResponderExcluir
  5. Bem, aparentemente eu vejo que sua visão não está errada mais seus argumentos não me convencem e nem tampouco provam que é preciso que essa lei tenha de ser vetada. Direitos têm que obrigatoriamente serem iguais! Talvez não seja necessária essa lei "diferente", mais os heterossexuais também precisam ter seu direito preservado e reconhecido. O que há de errado em reconhecer o Orgulho Hetero em apenas um dia em EVIDÊNCIA no calendário?Também respondendo Respeitosamente ao amigo LUCIANO, é preciso sim um culto de Celebração dos evangélicos; me responda: para onde vai todo o dinheiro dos cofres públicos na tão grandiosa festa do Carmo? Vai me dizer que a igreja não lucra(com as barraquinhas), e a Adriana que veio esse ano? E o resto dos cantores? E o papo de festa da CIDADE não cola mais não! É festa de caráter PLENAMENTE católico.

    ResponderExcluir
  6. Meu caro Marcos, os heterossexuais sempre tiveram seus direitos preservados e reconhecidos. Nunca houve preconceito contra os heterossexuais. Além disso, acho que orgulho hetero é uma forma de discrimar pessoas que tem outras opções sexuais. Por isso acredito que seja um absurdo a instituição desta data.

    ResponderExcluir