terça-feira, 2 de agosto de 2011

Abre-se a ilha de Fidel

Ontem fomos pegos de surpresa com uma novidade na política mundial. O governo cubano anunciou a volta da propriedade privada à ilha depois de 50 anos. A reforma aprovada pelo parlamento autoriza mais de 300 mudanças na legislação, incluindo uma abertura comercial moderada. Os habitantes de Cuba também poderão visitar o exterior com mais facilidade.
Finalmente parece que os governantes caíram em si que comunismo não é igualitarismo. O ideal comunista propõe igualdade de condições, não igualdade de vidas. Em uma sociedade como a proposta por Marx, os cidadãos tem preferencias e optam pelo que melhor lhes cabe. Diferentemente do que vimos com o “Comunismo Real”, onde foi imposto um modelo de vida para todas as pessoas.
O Marxismo inclui a liberdade individual, a democracia e o direito de ir e vir. Infelizmente, este ideal foi deturpado e as pessoas veem o comunismo como um mal. Na minha opinião, a ausência de democracia foi o grande erro do movimento comunista.
Li uns comentário na internet com a seguinte questão: Seria está medida cubana o fim do comunismo?
Do meu ponto de vista, não. Até porque não acredito que o modelo praticado no mundo seja o verdadeiro comunismo. Pra ser comunista precisa ser democrático e respeitar as diferenças. As oportunidades tem que ser iguais, mas tem que permitir escolhas diferentes. Desta forma, creio que ainda não tivemos um modelo comunista no nosso planeta.
Nos resta esperar por esta sociedade utópica, sem ditadores e desigualdades, onde todos tenham condições de viver dignamente segundo seus ideais.

André Salles

4 comentários:

  1. Tem muita gente grande por aí que não sabe até hoje o que é o " comunismo ".
    Parabens pela brilhante exposição do assunto.

    ResponderExcluir
  2. Tudo não passa realmente de utopia, afinal, para existir o verdadeiro comunismo, teria que haver homens de carater para liderar e dividir tal propósito e é aí que mora o perigo, pois liderança e carater raramente andam juntos. Como disse certa vez Abraham Lincoln: "se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder."

    ResponderExcluir
  3. Fidel e seu grupo pecaram pelo apego ao poder. Porém, ao contrário do que apregoam, existiram avanços e conquistas na "Ilha". Suportaram um embargo cruel, desumano e desleal capitaneado pelo Tio Sam e não sucumbiram. Infelizmente, a falta de liberdade e a visão obtusa de ambos os lados, penalizaram o povo cubano. Mas, que sejam alvissareiras as mudanças anunciadas e que não parem por aí!

    ResponderExcluir
  4. Falaram tudo meus amigos. Os avanços aconteceram mas foi muito dificil abrir o poder para o povo. Nos resta continuar nesta utopia até que estejamos preparados para este sonho.

    ResponderExcluir