quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Liberdade?


A intolerância está se espalhando pelo velho mundo. E o pior, disfarçada de defesa da liberdade. A França – um país historicamente dedicado aos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade – aprovou no ano passado uma lei que proíbe o véu islâmico. Agora, a Itália quer seguir o mesmo caminho.
O mais grave é pensar que ainda hoje, em pleno século XXI, combate-se a opressão com mais opressão. Não há que se proibir os costumes de um povo ou grupo religioso, isto vai de encontro às liberdades individuais. Está se instalando na Europa uma ditadura da moda ocidental. As mulheres muçulmanas deveriam ser livres para não usar a burca, mas não podem ser obrigadas a se desfazer de seus véus.
É um perigo para todo cidadão quando as liberdades individuais são cerceadas em nome de um falso liberalismo. Um autoritarismo silencioso está se instalando, censurar qualquer direito é um passo perigoso em direção ao totalitarismo. Guardar a liberdade é um dever, mas o que está sendo feito passa longe disto.
A Europa admite cada vez menos a diversidade. Seu modelo de vida está sendo imposto aos que querem viver naquela terra. Proibir que os muçulmanos obriguem suas mulheres a usar o véu é uma medida de defesa da liberdade, proibir o traje é um autoritarismo. Afinal, as mulheres tem o direito de optar pelo uso da vestimenta que bem entenderem.
Fica o apelo para que o velho continente redescubra o significado da palavra liberdade.

André Salles

2 comentários:

  1. Tá aí um tema que vai render muitas e muitas luas André. Esses comportamentos estatais da Europa mais parecem uma volta à mentalidade dos porões da idade média. Em países do norte da África e Oriente Médio a busca por liberdade é imensa, no velho mundo acontece o inverso comandado por engravatados. Quem entende? É um cíclo vicioso mesmo e quem "paga" são os que tem menos dinheiro pra "comprar".

    ResponderExcluir
  2. Falou tudo, acontecem dois movimentos antagônicos no mundo hoje. Valeu pelo comentário.

    ResponderExcluir