quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Ah, o amor!


Ontem não pude estar por aqui, o dia foi corrido demais. Hoje voltamos à rotina normal. E 10 de agosto é uma data muito especial pra mim. Hoje é o aniversário da minha companheira, leitora, amiga, amante... E por isto, o tema de hoje é o amor.
A gente tem o péssimo hábito de não perceber que a felicidade pode estar bem do nosso lado. As pessoas se fecham por medo, por achar que a alegria está sempre distante. Permita-se, o amor pode estar do seu lado. Comigo foi assim. A minha amiga mais próxima, a pessoa que me fazia tão alegre. E olha só, já são 5 anos.
Li uma pesquisa outro dia sobre relacionamentos. A conclusão era a seguinte: Apenas 1 relacionamento em cada 10 é saudável. Significa que 90% dos casamentos e namoros que vemos por aí não vai bem das pernas. E o porquê disto?
Porque as pessoas não respeitam o espaço das outras, querem controlar cada movimento do parceiro, acham que se são donas da vida do amado. Homens e mulheres dependentes, ciumentos, inseguros e possessivos são um prato cheio para uma relação problemática.
Precisamos urgentemente compreender que não somos proprietários dos nossos companheiros. Um casal deve perceber que cada um tem sua vida e que o outro é apenas uma parte dela. Quando os dois vivem a mesma vida tem alguma coisa errada. Entendam por favor. Controlar não adianta nada, quem quer trair consegue. A liberdade é a maior dádiva que temos. As pessoas devem estar juntas por opção e não por imposição.
A nossa sociedade deve rever suas concepções sobre o amor. Se não, passaremos a viver relacionamentos descartáveis. Cada vez mais seremos individualistas e solitários.
O amor precisa se reinventar...

André Salles

6 comentários:

  1. "O amor, esse sufoco / Agora há pouco era muito / Agora, apenas um sopro " (Aproveito pra deixar registrado meus parabéns para minha amigo Flora e para o casal, que é um dos mais lindos que conheço - meus amigos!)

    ResponderExcluir
  2. Nossa André, acho que em algum dado momento da vida, eu bati um papo contigo. Sabe, hoje, concordo plenamente contigo. Temos que respeitar para sermos respeitados, e se realmente amamos deixamos livre. Não é a imposição da presença que inibe o parceiro a não errar, hoje vejo que a pressão acaba os impulsinando a isso. Eu consegui mudar a tempo de salvar meu relacionamento, mas te confesso, doeu, e muito mesmo. Mas meu relacionamento está bem melhor, mais livre..axo que fiz o que você falou, reenvintei o AMOR!

    ResponderExcluir
  3. A grande ilusão humana é achar que o amor romântico, viver uma paixão, é a grande meta da vida. Não podemos achar que o outro pode suprir toda nossa felicidade. A maior parte das brigas entre casais é o controle sobre o outro. Nossa felicidade não está unicamente no próximo, mas em coisas mais estáveis, como ler, praticar uma arte, esportes, filosofar, etc.

    Muitas pessoas acham que a felicidade delas depende unicamente em amar o parceiro. Com isso, o parceiro precisa se "moldar" a tudo que ela quer. Qualquer desconfiança em relação ao parceiro, o mundo dessa pessoa desaba. Ninguém precisa amar o tempo todo, pois existem muitas outras atividades. Ninguém precisa estar junto o tempo todo para provar o amor. O amor tem que ser apenas um detalhe, e não o ideal em si. Se o amor depende do outro, podemos sofrer a qualquer momento, pois o outro pode morrer, trair, desaparecer, etc.

    É muito instável ter somente o amor romântico como objetivo maior. Se gosto de tocar violão, este nunca irá me trair, nunca irá morrer, nunca irá me abandonar. O amor ao violão é muito mais sólido do que o amor a uma pessoa, para quem gosta de tocar. A valorização máxima do amor romântico é idealizada nas novelas e filmes, para preservar o sistema capitalista. Casar é criar novos consumidores de geladeira, TV, fogão, sofás, etc. Se o jovem ficar muito tempo na casa dos pais, não irá dar lucro para a indústria de utilitários domésticos. As Casas Bahia lucram muito com o amor romântico, que termina em casamento. Por isso é cultuado nas novelas, que recebem patrocínio das grandes indústrias.

    Quando um jovem declara amor eterno a sua amada na novela, os empresários das Casas Bahia pulam de alegria, pensando nos lucros da nova casa mobilhada!

    O melhor amor de todos é amar a si mesmo. Procurar somente a felicidade no outro é a maior da ilusões.

    ResponderExcluir
  4. Não se vive apenas de amor, mas sim de respeito, cumplicidade, amizade e vários fatores que com o amadurecimento do relacionamento temos o prazer de conhecer...Parabéns por mais um texto interessante, felicidades ao casal Andre e Flora e aproveitando o assundo mandar um forte beijo a mulher que amo, a mulher de minha vida e fiel companheira Genice Queiroz Coelho.

    ResponderExcluir
  5. meu caro amigo concordo plenamente e eu sei muito sobre isso pois lamentavelmente a mulher q amei nao entendia isso e sempre quis controlar é muito triste mais a vida é assim agente aprende com os problemas a felicidade um dia vai bater na minha porta e ela estara aberta . um abraço e parabens

    ResponderExcluir
  6. Amor meu,obrigada pelo post!
    Te amo demais e os nosso destinos foram traçados na maternidade!
    Maktube que para sempre vamos nos amar!!!
    bjinhos
    Obs: obrigada a todos pelos parabéns.

    ResponderExcluir