segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Uma terra, dois povos


Já se vão mais de 60 anos da criação do estado de Israel e a paz no oriente médio está longe de ser alcançada. Naquele longínquo 1947, foi prevista a criação de um território Judeu, dividindo a Palestina em dois estados nacionais. Israel aceitou a proposta, mas os Árabes, que já residiam no local, recusaram. Os israelenses iniciaram um confronto armado e tomaram grande parte do território palestino.
Mas o pior ainda estava por vir. Em 1967 aconteceu a guerra dos seis dias. Israel, antes sem nenhum território, conquistou o que havia sobrado da Palestina. A partir de então, os Palestinos ficaram sem nenhuma pátria.
Me parece justo que os judeus tivessem sua nação independente, principalmente depois de toda perseguição que sofreram durante a Segunda guerra mundial (1939-1945). O que não é correto nesta história toda, é que os palestinos tenham ficado sem território. Os anos se passaram, Israel com sua política próxima do ocidente foi amplamente reconhecido pela ONU. E a questão Palestina dura até hoje.
Em pleno século XXI, a maioria das pessoas condena a luta Palestina por aquele território. Sou completamente contra a violência e aos conflitos armados, mas é necessário que se compreenda que o que hoje é conhecido como Israel, era a Palestina até meados do século passado.
Mais um capítulo desta história acontece esta semana. O presidente da autoridade nacional Palestina, Mahmoud Abbas, vai tentar o reconhecimento de seu estado na ONU. A expectativa é que, outra vez, o pedido seja vetado. Israel mantém estreitos laços com os norte-americanos, que têm poder de veto no conselho de segurança das nações unidas.
Mais uma vez, os interesses nacionais se sobrepõem aos direitos de um povo. A Palestina reivindica apenas as fronteiras anteriores a 1967, onde os dois países coexistiam. Enquanto a rixa islâmico-ocidental não for posta de lado, a paz na terra santa estará sempre distante.

André Salles

3 comentários:

  1. Orai pela paz de Jerusalém; prosperarão aqueles que te amam.
    Salmos 122:6

    ResponderExcluir
  2. Se continuar assim, ninguém posta mais nada...

    O que interessa são as notícias de Carmo! O resto é bobagem. O resto vejo todos os dias no noticiário televisivo. Mas do Carmo ninguém fala nada.

    ResponderExcluir
  3. Bom, pra mim não é bobagem. Não estou aqui para fazer jornalismo local. O debate do cotidiano não é um debate sobre nossa cidade. Vez ou outra terá posts locais por circunstância, mas a intenção não é esta. A idéia é análisar e refletir sobre o mundo, não sobre uma única cidade.

    ResponderExcluir